quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Idade contemporânea seculo XIX . parte III



La Belle Époque

A La Belle Époque, ou Bela Época, representou
o período de 1890 até 1914, tendo
como marco de seu fim o estourar da Primeira
Guerra Mundial.
No campo
artístico houve grande
mudança de valores.
Neste momento
a referência passou
a ser a natureza,
com suas linhas curvas
e formas orgânicas.
O estilo foi batizado
de Art Nouveau
e representou grande
singularidade no
período.
Como sempre
se viu acontecer,
a novidade teve seus
reflexos na área da
moda e a mulher vai
incorporar todos os
novos detalhes curvos.
A cintura feminina
se tornou mais
fina e atingiu a menor
circunferência já vista em toda a história.
O ideal de
beleza do período
apontava para uma
estreiteza de apenas
40cm e para atingir
tal objetivo, algumas
mulheres chegavam
a remover suas costelas
flutuantes para
que conseguissem
afinar ainda mais a
cintura com o auxílio
do espartilho. Assim,
o que teve início ainda na Era Vitoriana,
se acentuou na Belle Époque, período que foi
caracterizado pela cintura ampulheta das mulheres
–ombros com volume, cintura muito fina
e volume nos quadris.
A indumentária feminina marcou uma
demasiada cobertura corporal, quando apenas
o rosto e as mãos se deixavam aparecer, quando
ela não estivesse de luvas. As golas eram
muito altas e cobriam o pescoço e os detalhes
como laços, babados, fitas e rendas estavam
Art Nouveau em profusão.
A remoção das costelas
flutuantes
Cintura de Vespe
Ainda no final da Era Vitoriana o hábito
de práticas esportivas, em especial da equitação,
mas também o tênis, a peteca, o arco
e flecha entraram em voga e se consagraram
na Belle Époque. Este hábito ligado o esporte
trouxe para o guarda roupa feminino a veste de
duas peças, com ar masculino. A assimilação
foi grande e em breve o Tailleur (casaco e saia
do mesmo tecido) foi adotado para o dia-a-dia
das cidades.
O banho de mar
também se tornou um
hábito. A roupa para tal
atividade ainda não tinha
nenhuma relação com
as de hoje, uma vez que
eram de malha, em geral
de fios de lã, cobriam o
tronco e atingiam a altura
dos joelhos. Ainda faziam
parte da composição
meias e sapatos e muitas
vezes uma capa por cima
de tudo com intuito de proteção.
A moda infantil, pela primeira vez na
história, começa a deixar de ser cópia da roupa
dos adultos. Por influência dos banhos de mar,
Com o passar do tempo e o aproximar
do século XX, as anquinhas desapareceram. O
que se viu foi uma saia em formato de sino,
bastante apertada quase impedindo o caminhar
das mulheres. Usavam chapéus com flores,
sobre os coques fofos e a bota era indispensável.
Mulheres do início do período
Tailleur feminino
Roupa de banho
A perda da anquinha: entra a saia de sino
surge a moda marinheiro, que ao longo de todo
o século XX vai ser relida.
Worth continua sendo um nome de
destaque na Alta Costura, mas entram novos
no cenário, como Jacques Doucet e John Redfern.
Para o homem, as linhas do período
anterior permanecem, mantendo a proposta de
praticidade e funcionalidade. O traje masculino
era composto de sobrecasaca e cartola, mas o
terno era facilmente visto. As calças masculinas
eram retas e com vinco na frente, os cabelos
eram curtos e o uso do bigode era bastante
popular na época.

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